Diretivas de Página

O PmWiki usa um número de diretivas para especificar títulos de página, descrições, palavras-chave de páginas, e controlar a exibiçãode vários componentes. Palavras-chave não são sensíveis a maiúsculas.

(:attachlist:)
Mostra uma lista de arquivos anexos ao grupo ou página atual, dependendo em como os anexos foram organizados, por grupo ou por página. A lista de anexos (attachlist) é exibida ao pé da página de formulário de uploads.
O parâmetro para (:attachlist:) sempre acaba devolvendo um nome de página (pagename). A diretiva então exibe todos os anexos atualmente disponíveis para aquela página.
Opções
(:attachlist NOME:) Mostra a lista de anexos do grupo ou página NOME.
(:attachlist ext=xxx:) especifica uma extensão para filtragem por tipo de arquivo.
(:attachlist *:) mostra o diretório de uploade permit navegação de todos os anexos naquele diretório (não funcionará caso $EnableDirectDownload está definido como 0).

(:description texto:)
Texto descritivo associado com a página. (Gera um elemento <meta name='description' content='...' /> na exibição da página.)

(:keywords palavra1, palavra2, ...:)
Identifica palavras-chave associadas com a página. estas não são exibidas em qualquer lugar, mas são úteis para ajudar search engines para localizar a página. (Essencialmente, gera um elemento <meta name='keywords' content='...' /> na saída.)

(:linebreaks:), (:nolinebreaks:)
Honra qualquer nova linha no texto; i.e., texto escrito em linhas separadas aparecerão como linhas separadas na saída. Use (:nolinebreaks:) para fazer com que as linhas se unam novamente.

(:linkwikiwords:), (:nolinkwikiwords:)
habilitam/desabilitam links WikiWord no texto.

(:markup:) ... (:markupend:) or (:markup:)[=...=]
pode ser usado como para fazer exemplos para marcas (markup), mostrando primeiro a marca e depois seus resultados.
Opções
(:markup class=horiz:) Mostrará a marca e sua saída lado-a-lado ao invés de um sobre o outro.
(:markup caption='...':) adiciona uma legenda a saida do exemplo de markup.
(:markupend:) não é requerido quando usando (:markup:) [=...=].
Nota: Observe a colocação de nova-linha (newlines) pois é muito importante para marcação (markup). Se você está usando a opção [=...=] então a [= de abertura DEVE ocorrer na mesma linha assim como a (:marca:). Caso esteja usando a forma (:markup:) ... (:markupend:) então o código de marca deve aparecer DEPOIS da nova-linha depois da (:markup:) inicial.

(:mensagem:)
Mostra mensagens do PmWiki ou receitas, como na edição de páginas.

(:noaction:)
Remove a seção da skin marcada com <!--PageActionFmt--> até <!--/PageActionFmt-->. Na skin do pmwiki, isso remove da página as ações descritas no topo e lado direto (outras skins podem colocar esta seção em outro lugar).

(:nogroupheader:)
(:nogroupfooter:)
Remove da página a seção groupheader ou groupfooter para a página. (Veja GroupHeaders?.)

(:noheader:), (:nofooter:)
(:noleft:), (:noright:), (:notitle:)
Caso seja suportado pela skin, cada um desses, desliga uma seção correspondente na página.

(:redirect PageName:)
Redireciona para outra página wiki.
(:redirect PageName#anchor:)
Redireciona para uma âncora dentro de uma página
(:redirect PageName status=301 from=name quiet=1:)
Redireciona o browser para outra página, junto com uma mensagem de redireção. Por razões de segurança só acontecem redireções para para outras páginas dentro do wiki e não redireções para urls externas. A opção de status= pode ser usada para retornar um status de redireção HTTP diferente como parte da redireção. A opção from= limita redireções para páginas que contenham em parte ou todo o nome especificado (de ajuda quando (:redirect:) está em outra página?). A opção quiet=1 permite que na página alvo não seja mostrada um link de volta para a página inicial (a variável $EnableRedirectQuiet deve estar designada como 1).

(:spacewikiwords:), (:nospacewikiwords:)
habilita/desabilita espaçamento automático de WikiWords no texto.

(:title text:)
Designa um título para a página que pode ser outro além do nome-de-página (pagename). O título pode conter apóstrofes e outros caracteres especiais. caso existe mais de uma diretiva de título em uma página a última vence (Veja também $EnablePageTitlePriority sobre como mudar isso).

(:nl:)
Cria uma nova linha caso já não exista uma. Veja este thread para maiores informações.
É similar a [[<<]]

POsso ter um (:redirect:) que retorne "moved permanently" (HTTP 301) status code?

Use (:redirect PageName status=301:).

Existe como previnir que a mensagem "redirected from" apareça no topo da página alvo quando eu uso o (:redirect:)?

Desde a versão 2.2.1 em diante, coloque no config.php $EnableRedirectQuiet=1; e na página (:redirect OutraPagina quiet=1:) para uma redireção quieta.

Existe algum método para redirecionar para uma página equivalente em grupo diferente , i.e. from MauGrupo/EstaPagina => BomGrupo/EstaPagina usando uma marcação similar a(:redirect BomGrupo.{Name}:)?

(:redirect Goodgroup.{$Name}:) funciona se você colocar em uma página.
Caso queira que funcione para um grupo inteiro, coloque (:redirect BomGrupo.{*$Name}:) em MauGrupo.GroupHeader - Só irá funcionar para páginas que realmente existam em Bom Grupo; Se você visitar uma página em MauGrupo sem uma página correspondente em BomGrupo, ao invés de ser redirecionado para uma página não existente, você terá a diretiva de redireção no topo da página.
Com (:if exists BomGrupo.{*$Name}:)(:redirect BomGrupo.{*$Name}:)(:ifend:) em MauGrupo.GroupHeader você será redirecionadopara BomGrupo.Name caso exista, caso contrário você terá MauGrupo.Name sem o código.



Essa é possivelmente a tradução do original em : PmWiki.PageDirectives - Links de retorno
Essa tradução se encontra em : PmWikiPtBr.PageDirectives - Links de retorno
Últimas modificações da tradução feitas em : 10 de setembro de 2011, às 16h00
Últimas modificações feitas no original em : 23 de janeiro de 2024, às 21h19